Chuva de verão

As vezes pensamos que somos certos, os donos da razão, mas não,
jamais deveríamos pensar assim, muitas vezes não nos damos
conta disso e acabamos fazendo sem querer, sem pensar nas
consequências que isso pode causar na nossa vida, direta ou indiretamente.
Pense, não tenha medo de falar o que pensa todos somos
julgados a todo instante, mais uma opinião ou menos uma
não fará diferença na sua vida, mas saiba escutar todas, e tirar
o melhor proveito de tudo, se acertar na escolha tudo irá mudar,
mas se errar mude para que na próxima você acerte.
Peça ajuda, peça conselhos, não menospreze ninguém, cada
pessoa tem um jeito de ver a sua situação de forma diferente
de você, por vezes não nos damos conta do que estamos fazendo
até que alguém chega e nos diga o que está acontecendo, pode
parecer besteira mas não é, agir na certeza é a maior dúvida que demos ter.
Escute quem está próximo de você, escute seus amigos,
sua namorada, escute seus pais, mas escute, quem está com
você em momentos difíceis estará também nos momentos de
alegria, e para se chegar neles é preciso percorrer o trajeto que
já está pré-definido e cada escolha que você faz, cada palavra que
diz, muda o destino final, escolha bem quem caminhará com você,
pense se são mesmo quem irá te ajudar quando for preciso ou
que vai te levantar quando cair, essas pessoas são as mais
importantes na nossa vida.
"Amores vem e vão feito chuva de verão", é verdade mas os amigos,
os verdadeiros, estes jamais te deixarão.


Everton F. Schardosin

Quanto tempo

Felicidade, buscamos a todo momento algo que nos satisfaça
de alguma maneira, seja financeiramente, psicologicamente,
física ou emocionalmente, sempre correndo atrás de alguma
maneira de nos sentirmos”satisfeitos”, muitas vezes não temos a
mínima noção do que queremos, mas algo nos falta, um bem material,
uma emoção ou um sentimento.
Talvez demore alguns anos, para perceber o que está lhe faltando,
não tenha pressa, de tempo ao tempo e levante a cabeça, acorde
todo dia pela manhã e vá trabalhar ou estudar, na hora certa, quando
você já estiver desistindo de tudo, estiver quase jogando tudo para o
alto, surge alguém que vai apenas te olhar e dizer: PARA, isso vai
ecoar na sua cabeça, fazendo com que ela fique vazia, pois a
alguns dias estava fervendo de informações e que de alguma
maneira foram embora e tudo parece estar resolvido.
Não, nada está resolvido, nada do que você pensava a um ou
dois dias se foi, tudo continua no mesmo lugar, porém você já
está mais calmo, de alguma maneira aquela ordem que pareceu
ser arrogante, falada em tom oprimente, te fez pensar se todo
esse stress pelo qual você está passando é realmente necessário
ou se é um drama da sua imaginação.


Caindo em si já não se nota mais aquela presença opressora
que te deu uma ordem para que parasse com seus planos de
explodir tudo, agora apenas se ve mais um(a) aliado(a), disposto
a te ajudar e te fazer ter um Norte na vida, você não sabe quanto
tempo se passou ou se ainda é a mesma pessoa que iniciou essa
leitura, sabe apenas que tem alguns aliados quais nem sabia
de sua existência.

Everton F. Schardosin

Momentos e Sonhos

Hoje, amanhã quem sabe até mesmo ontem, momentos
vem e se vão devemos vivê-los como se não fosse haver
outro igual, e realmente não vai, por mais que tentemos
fazer algo exatamente igual à primeira vez, jamais
conseguiremos, nem mesmo os melhores falsificadores
conseguem fazer cópias perfeitas, como que nós apenas
com força de vontade iríamos conseguir?
Se esforce ao máximo, não tenha medo de errar, mas não
persista no erro, isso já é burrice, peça desculpas, desculpe
os outros mas faça de coração, do contrário nem tente.
A alegria surgirá ao natural, sim é realmente quando menos
se espera, onde jamais imaginamos e com quem nem pensamos
se quer conversar, que as vezes encontramos o sossego,
encontramos um norte à se seguir.
Jamais duvide de si mesmo, pode parecer besteira mas
“Você é o único representante dos seus sonhos”... Sonos…. sonhe alto,
almeja um futuro digno fazendo o que você gosta,
corra atrás de tudo e todos que lhe faça feliz.



Everton F. Schardosin

Futuro

Hoje já não sabemos o que fazer, não prevemos o
futuro nem deveríamos, imagine tamanha decepção
sabermos o futuro, fazermos tudo para tentar mudar e
quando chegar o momento tudo é exatamente como havíamos previsto.
Não pense no que passou, tão pouco no que está por vir,
pense sempre apenas em fazer o seu melhor todos os dias,
em tudo o que tiver que fazer, pense, repense e se preciso,
faça de novo, mas faça bem feito, assuma seus erros,
peça desculpas e se lamente, não tenha medo de
demonstrar seus sentimentos,
raramente as pessoas vão entender.
Cresça, evolua, não por algo ou alguém lhe obriga,
mas sim para que possa ter uma opinião e argumentos
válidos quando questionado por qualquer assunto, questione,
quem não tem o que esconder jamais irá se recusar a responder.
Ame, se apaixone, brigue, se arrependa e faça tudo de novo,
mas acima de tudo aprenda, errar é humano, reconhecer o
erro é sábio, permanecer nele… tolice, aproxime-se de pessoas
de todos os povos, todas as crenças e de todas as
opiniões, pois lembre-se,” até um relógio parado ao menos duas vezes por dia está certo”.
Jamais menospreze qualquer pessoa, já parou para
conversar com um mendigo, são mais confiáveis que muitos de seus “amigos”.


Everton F. Schardosin

Pense nisso

Estamos cada dia mais acomodado procurando, com o que me
resta de forças, algo que me faça mudar…”Ah mas mude por
você mesmo e não pelos outros”.
Não podemos mudar para agradar uma ou outra pessoa em
específico, jamais, precisamos buscar o que realmente nos
motiva a mudar, alguém que nos coloque para cima, que tenha os
mesmos pensamentos,ou que pelo menos entenda a sua forma de pensar.
Não procure pessoas que saibam o que elas e você precisa fazer,
tão pouco o que não devem fazer, e sim quem te acompanha, nas
loucuras de domingo a tarde, ou nas tranquilidades de um dia
chuvoso, procure alguém que vai estar ao seu lado todos os dias te
fazendo feliz, acordando com você e que irá ficar parado(a) apenas
te admirando e esperando você acordar para dizer um simples “Eu te amo”.
Arrisque, não tenha medo de errar, ninguém sabe ou conhece tudo
ao ponto de ser perfeito, tentamos errar o mínimo possível, mesmo
assim ainda são muitos os atos desmedidos que temos, as palavras
mal colocadas que usamos e o pedido de desculpa que
deixamos passar por orgulho.


Everton F. Schardosin

Dias Simples

Gestos simples, sinceros e nada mais, hoje em dia não temos
mais isso facilmente, mas ainda é possível encontrar um pouco
de humanidade em certas pessoas basta você conseguir explorar
e despertar esse lado em quem deseja, todo temos mas também esquecemos.
Tardes de sol, dias chuvosos e noites frias, o que possuem em
comum é apenas o proposito de existirem, aproximar as pessoas
de uma forma que nada mais consegue fazer, tardes ensolaradas
reúnem os amantes em um parque a céu aberto para passear e curtir o
sol, dias cinzas com chuva servem para quando não se esta com
muita paciência então se fica simplesmente deitado o dia todo ao
lado de quem se ama vendo um bom filme e comendo algo, já as
noites frias… bom essas quando aparecem não
duram muito pois logo esquentam.
Pode parecer que estes dias sejam inúteis, que não servem para
nada, mas pare e repense seus conceitos sobre dias que não
deveriam existir, pois estes com certeza não estarão na sua lista,
ou se estiverem você jamais se apaixonou por alguém.



Everton F. Schardosinx

Questione.

A vida é uma eterna expectativa, sempre estamos esperando 
que algo aconteça, que alguém apareça e tudo mude, jamais 
podemos deixar de pensar que algum dia tudo pode mudar de 
uma hora pra outra sem nenhum tipo de aviso prévio, temos 
que estar preparados para o que vir a acontecer sem se prender 
a detalhes, estes são importantes mas não devemos coloca-los acima de tudo.
Visando um futuro próspero devemos deixar que a vida 
siga o seu fluxo normal, sem tentar interferir no que ainda 
está por vir ou tentar mudar o que já passou, o passado é prólogo, 
não podemos muda-lo mas podemos fazer algo pelo o que ainda está por vir.
Não desista de mudar, de tentar manter a forma, seja ela qual for, 
de ser alguém melhor, de simplesmente concluir uma faculdade ou algo assim.
Acredite, você é capaz de coisas que jamais imaginou que 
conseguiria um dia fazer, não se subestime jamais, esqueça o 
que os outros iram pensar ou dizer, faça por você, não por eles e 
tão pouco para eles, seja natural e não mude para se enquadrar 
em alguma especie de padrão estipulado por uma sociedade 
extremamente burocrática.
Pense mais, questione mais, faça perguntas a todos e 
principalmente a si mesmo, somente assim saberá o que fazer.



Everton F. Schardosin

Até o horizonte

Caminhando na rua, olhando o horizonte que se aproxima cada vez 
mais, tentando ainda achar alguém para se juntar à mim, alguém que 
esteja indo na mesma direção, com os mesmos propósitos.
Pensando onde eu estava quando parti, e visando onde quero chegar, 
passando pelo caminho que já percorri, percebo que muitas das pessoas 
que passaram me deram forças para seguir caminhando, porém, hoje elas 
já não estão mais aqui, "-Então porque você continua a caminha?", simples, 
hoje eu tenho quem me puxe, tenho pessoas que estão na minha frente me 
chamando e me mostrando o caminho por onde seguir.
Passo por problemas, supero as dificuldades e descarto o que não me convém, 
penso em tudo que ainda está por fim, olho para trás e vejo a base que me 
mantem em pé, sei que hoje tenho a melhor base que alguém pode ter, 
sei que sempre que precisar posso contar com qualquer um que já tenha 
passado por algum trecho da minha caminhada.
Talvez hoje eu já não esteja tão empolgado em seguir nessa jornada, 
talvez por não saber onde tudo isso vai me levar, porém não desisto, 
não posso desistir, se tiver medo do incerto jamais saberei o que me 
espera e quem me espera, pode ser que esteja logo ali, assim como 
pode ser que esteja a quilômetros de distancia, isso só o tempo dirá.
Hoje eu só quero seguir em frente, de cabeça erguida sem temer o 
pior, pois sei que quando se está com a consciência limpa não há o que temer.



Everton F. Schardosin

Leia até o fim.

Sei que posso não ser a melhor pessoa do mundo, posso tentar não errar mas é impossível quando se é humano, eu tenho sentimentos, ações reações que nem sempre são as melhores, e justamente por uma ação que teve uma péssima reação é que venho a escrever este pequeno texto, para tentar me retratar mediante aos teus olhos.
Eu erro e continuo errando todo dia mas é difícil parar de errar sozinho, é complicado saber que errou e que mesmo depois de tantos pedidos de desculpa a pessoa que você mais considerava, a qual você mais teve intimidade hoje já quase não te da bola por um erro gritante que você cometeu sem pensar nas consequências, por simplesmente esnobar quem não deveria, se colocar acima de quem você deveria esta abaixo.
Pensei que estaria bem de qualquer jeito, mas estava enganado não consigo mais me afastar e para de tentar me desculpar, por algo que não deveria nem ter acontecido, por um erro que deveria ter sido um acerto se tivesse feito a escolha inversa da que foi feita, se tivesse lhe escutado e feito do seu jeito hoje estaríamos bem, felizes como deve ser, como se diz foda-se o que os outros vão dizer.
Hoje eu vejo o quão errado eu estava em pensar que esta escolha que fiz foi a melhor, hoje eu lamento miseravelmente não ter o poder de voltar no passado e mudar tudo isso, para que seguíssemos como estava, pois eramos felizes não? Eu era e acredito que você também, eu via no teu olhar, nos teus abraços apertados, na forma em que me xingava e depois ria, eu acredito que até hoje você sinta algo assim ainda, pois eu sinto.
Lembro dos dias como se fossem ontem ,não me arrependo de nada do que fiz, exceto o erro já citado, repetiria todos os passos até o exato momento em que errei, pois dali pra cá eu teria tomado o caminho que nos manteria unidos, e não este caminho de sofrimento no qual me encontro.
Por esses e outros motivos eu venho te pedir desculpa, sei que não é o suficiente mas estou tentando, quero voltar a ter novamente aquela pequena ao meu lado me infernizando todo dia, me xingando por não ter ido vê-la no sábado ou algo assim, eu quero esse tempo de volta, mas como falei eu não tenho o poder de voltar no tempo, mas você tem o poder de fazer ele ressurgir e usar ele como base para o presente e o futuro.
Quem sabe qual sera a sua reação? Pode ser que de risada e ache ridículo este simples texto, pois você me falou: “Surpreenda-me”, e eu venho com miseras palavras escritas e impressas em uma papel que se rasga e tudo se perde, mas estes são os meu pensamentos mais singelos e puros, as lembranças que nunca esqueci e que jamais vão se apagar da minha memória, são tudo o que eu consigo pensar , não sou criativo sei ser sincero, sei também que dentro de você em algum lugar deste ser que ri de quase tudo, existe uma consciência um pouco mais séria que vai dar valor para estas palavras, pois nada é dito em vão, e você não esquece o que é lhe dito com o cotação.


Me desculpa?