Carta para quem servir o chapéu.

Atualmente noventa por cento das pessoas que aqui vivem não conhecem um terço de seus direitos e deveres, explique, mostre e esclareça, escute o povo que precisa seguir estes “mandamentos” por você imposto, não queremos mais ter políticos que roubam, que sobrefaturam obras publicas e desviam dinheiro de merenda escolar para passar férias com a família, estamos cansados de todo dia vermos uma mídia corrupta comprada pelos ricos, exibindo o que eles querem e abafando casos de real importância, queremos um país com mais transparência sim, com políticos nos quais possamos confiar a nossa qualidade de vida, se temos uma sociedade de merda é porque os nossos políticos são uma merda, se as crianças de hoje em dia muitas vezes se perdem nas drogas e no trafico, não é total culpa da mãe que não deu educação, que não soube criar os filhos, e sim do governo que não deu uma escola descente para que essa criança possa ter um ensino de qualidade mesmo na região mais pobre do país.
Se hoje temos uma sociedade de pessoas ignorantes que simplesmente batem depois perguntam é devido ao que veem na televisão, pois experimente você caro deputado, caro governador, ligar a televisão em algum “horário nobre” e ver o que está passando, sim temos novela, ligue a tarde, e o que verá? Sim, mais novela, mas espere ligue ao entardecer, ai você vera sabe o que, não é novela, mas sim morte, assassinato, presídios estourando de tanta gente, presos comandando o trafico das prisões, policiais corruptos e o melhor de tudo, os seus caros colegas, os quais deveriam estar trabalhando para que isso mude, para termos uma vida digna, sendo investigados por desviar milhões de reais em petróleo, e o pais afundando em uma crise onde quem tem emprego se contenta ganhando mixaria e os que não tem sofrendo por horas em pé para conseguir uma vaga em qualquer trabalho.
Cansei e acredito que você também está cansado, não vai ser eu escrevendo um texto desse tamanho que vou mudar o país, isso deve vir de todos nós, vocês podem não acreditar mas temos mais força do que todos os parlamentares juntos, tem uma frase que pode se encaixar bem que eu sempre digo “-Minha mãe me deu a vida e pode muito bem me tira-la”. Nós elegemos quem pensávamos que iria mudar alguma coisa, não gostamos podemos muito bem tira-los, e nas próximas eleições lembre-se 50%+1 de votos NULOS, não branco, NULOS a eleição e cancelada e novos candidatos concorrerão, se não acredita leia a constituição, Lei nº 4.737 de 15 de Julho de 1965 Artigo 224.

Everton F. Schardosin.

For Her

Eu nunca vou esquecer daquela tarde de inverno.
Eu sentado na escada da escola no intervalo quando, avistei ela 
conversando com alguns amigos;
Ela me olhou de longe(estávamos brigados) esperou eu baixar a cabeça 
e veio em minha direção até a escada, que fica no sol nesta época do ano, 
sentou-se ao meu lado e me perguntou.
-Você não esta bem né?
Eu levantei a cabeça e sorri...
O simples fato dela estar ali, falando comigo, perguntado como eu estava, 

já me fazia bem.
Ela me olhou me pediu desculpas, disse que me observou nos dias anteriores, 

viu que eu tava quieto e não falava com quase ninguém.
Mesmo sem saber, ela me fez muito bem naquele instante
Eu respondi que a vi por alguns dias separada dos amigos, pensativa
A gente se olhou e quase que ao mesmo tempo falamos 

-Tu é uma praga!(Carinho é tudo).
Mesmo estando longe a gente sabe o que o outro ta sentindo
E quase que instantaneamente um começava a falar 

e o outro terminava.
De la pra cá sempre foi assim, quando estamos juntos, 

um fala e o outro completa
E eu espero nunca perder esse vínculo com ela
Esse laço de amizade tao forte.



~~>Everton F. Schardosin

O espiral

Olhando para o centro de um esperial,
Vendo tudo rodar, girando infinitamente sem sair do lugar. Onde isso nos levará? Quando iremos parar de rodar? Só sera capaz de seguir em frente quem for capaz de errar para acertar, somente quem for capaz de transformar o espiral em uma reta, com destino e meta.

Everton F. Schardosin

A última esperança se vai.

Todos já pensamos em ter um final feliz com quem queremos no exato 
momento, por mais que os outros digam que esta não presta, que isso e aquilo, simplesmente 
ignoramos, passamos por cima como se não estivessem dizendo nada, ou que isso apenas 
serviria para nos prejudicar pois estes não querem nos ver feliz com a(o) nossa(o) amada(o).
Passamos anos tentando conquistar esta pessoa, tentamos 
de tudo que é maneira, o possível e o impossível para que ela nos note, para que nos dê uma 
chance tentarmos fazer ela sentir por nós o que sentimos por ela, mas nem sempre é assim, não acredito que seja intensão, mas esses seres conseguem nos ignorar de tal forma que nos desanimam 
por completo, nos dão uma gota de esperança para nos deixar com um sorriso no rosto, 
porém poucos minutos após uma brasa ardente é solta sobre esta misera e solitária gota fazendo 
assim com que todas as nossas chances, que já eram extremamente baixas, tornem-se nulas.
Não tenho mais reação quanto a isso, apenas 
fico pasmo na espera que alguma reação, algum sentimento venha à mim, mas não, raiva, ódio, decepção, rancor, nada disso surge e eu continuo no mesmo estágio vegetativo em que me encontrava, e ainda encontro-me, desde o momento em que a brasa fez evaporar, junto com sua fumaça cinza, a minha última esperança.




Everton F. Schardosin

Escolha seu aliado

Hoje podemos parar e pensar em tudo o que fizemos, 
mas porque não no que iremos fazer das nossas vidas daqui 
para frente, cada um segue o caminho que acha ser o melhor 
e com quem designa como “aliado”.
Olhando para o passado, para quem ainda está conosco, mesmo 
que longe se faz presente, nunca te deixou ou vai deixar na mão, 
refletindo um pouco, percebemos que estes seres, idiotas por não 
terem nos deixado enquanto havia tempo, sempre estarão ali nos ajudando.

Algumas situações fazem essa amizade, esse companheirismo, 
esse amor aumentar cada vez mais e mais, sem limites ou 
fronteiras capazes de romper esse sentimento. As vezes 
não nos damos conta mas isso tudo pode ser o prólogo da
paixão, uma euforia que brota no coração de tal forma 
que é praticamente impossível de parar, a partir do 
momento em que sente-se a falta do outro ser que 
lhe acompanha, fica impossível viver sem o mesmo.



Everton F. Schardosin

Hoje

Hoje, uma palavra que pode dizer nada e tudo ao mesmo tempo, variando conforme a tonalidade expressada na voz de quem lhe falou.
Hoje disse o doente, pode significar uma despedida, um sentimento que não foi expressado anteriormente, ou até mesmo um pedido de desculpas.
Hoje, vibrou o apaixonado, que pela primeira vez irá à casa da namorada, tentando passar a melhor impressão para que seja aceito sem muitas contradições.
Hoje, exclamou o chefe ao dar uma ordem direta ao seu subordinado após varias tentativas pacificas de pedir um relatório com urgência.
Hoje, falou com calma e leveza a mãe de primeira viagem que acaba de dar a luz de gêmeos, os quais trarão muitas alegrias para a sua vida.
Hoje, apenas hoje, por que amanhã o futuro será presente e o presente passara a ser passado.



Everton F. Schardosin